Hambúrguer para todos! Por Virgínia Chaves

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Difícil encontrar alguém que não goste de Hambúrguer. Eu amo!

Hoje existe uma infinidade de opções em restaurantes e lanchonetes, todos os tipos de carne, vegetarianos, diferentes acompanhamentos e ingredientes combinados para montar o lanche ideal.

Mas hoje eu vou propor que você mesmo faça o seu lanche, com ingredientes de qualidade, sem conservantes e com o gostinho especial de ter sido preparado em casa. Junto com uma saladinha, sem pão e sem queijo, é uma refeição prática e deliciosa para fazer vez ou outra.

Vou passar 02 receitas que adoro e com o tempo você pode ir variando os acompanhamentos e sempre dando um novo gostinho ao seu prato, use sua criatividade, a cozinha não tem segredos!


Receita de Hambúrguer de Fraldinha com Cebola Caramelada e Batatas Assadas

Hambúrguer de Fraldinha com Cebola Caramelada e Batatas Assadas – 01 porção
180gr Fraldinha moída
1 Cebola roxa
2 c.s Manteiga
1 Batata Inglesa ou Doce
Alecrim
Sal
Azeite

Molde a carne no formato do hambúrguer e deixe na geladeira envolto em papel manteiga até o momento de grelhar, o ideal é a carne estar bem geladinha. Não tempero antes, pois o sal provoca uma reação que deixa a carne massuda e a graça do hambúrguer é justamente ficar suculento, certo?

Enquanto isso, corte a batata em palitos grossos, tempere com sal, um fio de azeite e alecrim á gosto. Coloque em uma assadeira, cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido á 180º até amolecer, mais ou menos 40min. Depois, retire o alumínio e deixe mais uns minutinhos para dourar.

Para hambúrguer aqueça muito bem uma frigideira antiaderente e coloque um fio de azeite. Salpique o sal em um dos lados do hambúrguer (lembrando que essa carne está sem nenhum tempero, então seja generoso, o ideal é usar flor de sal) e coloque esse lado na frigideira. Salpique então o sal na parte que ficou para cima.

Para um hambúrguer mal passado deixe em média 4min grelhando, virando de minuto em minuto. Para um hambúrguer ao ponto o ideal é deixar pelo menos 6min. Lembrando que a frigideira deve estar pelando e NÃO se deve ficar apertando o hambúrguer para que ele continue macio!

Para a cebola, derreta a manteiga e coloque a cebola cortada em rodelas, vá mexendo até que ela caramelize normalmente, não precisa adicionar açúcar. Esse processo leva pelo menos uns 10min. Se necessário, colocar um pouco de água. Sal a gosto.

Aí é só montar o prato e servir.


Receita de Hambúrguer de Quinua com Legumes Grelhados

Hambúrguer de Quinua com Legumes Grelhados – 04 porções pequenas
100gr Quinua
1 Cebola ralada
2 c.s Farinha de mandioca
¾ xic salsinha picada
Caldo de legumes caseiro ou água
Sal e azeite

4 Aspargos frescos cortados ao meio
1 Cenoura em tiras grossas
1 Berinjela em rodelas
100gr Tomate cereja cortados ao meio
Tomilho, alecrim ou orégano fresco
Sal e azeite

Em uma panela aqueça o azeite e doure a cebola ralada. Coloque a quinua e refogue um pouco. Junte o caldo de legumes caseiro quente até cobrir os grãos. Se não tiver pode usar água, mas o caldo dá um gostinho bem especial. Deixe cozinhar, é bom que fique bem cozida mesmo. Acerte o sal.

Depois misture a salsinha e a farinha de mandioca para dar a liga. Se precisar coloque mais farinha até chegar ao ponto ideal.

Molde o hambúrguer (fica mais fácil fazer menorzinho) e em uma frigideira quente com um pouquinho de azeite grelhe para que fiquem douradinhos. Lembre-se que a consistência não é igual á um hambúrguer de carne ou que tenha ovos por exemplo. A idéia é usar só a quinua e a farinha mesmo.

Descasque, corte e cozinhe a cenoura na água ou vapor até ficar al dente. Reserve. Faça o mesmo com os aspargos. Reserve. Esquente uma frigideira antiaderente e coloque um pouco de azeite. Vá grelhando um tipo de legume por vez, tempere com o sal e as ervas frescas. Se preferir, pode usar outros legumes, como brócolis e abobrinha por exemplo. Ou até shitake grelhado para acompanhar, fica muito bom!

Monte o prato e bom apetite!

E para incrementar ainda mais os lanches que tal provar uma Maionese de Tofu? Garanto que é bem saborosa e muito mais saudável do que aquelas cheias de óleo, vale a pena provar.

Tofu Cremoso (01 pacote)
Salsinha ou manjericão
Azeite (02 colheres sopa mais ou menos)
Sal
Suco de limão (1/2 ou 1 inteiro)

Bater todos os ingredientes no liquidificador e deixar na geladeira até o momento de servir. As quantidades são de acordo com o seu gosto. Vá colocando aos poucos e experimentando até sentir que ficou como queria.

Espero que gostem das receitas e que tentem em casa.
Semana que vem: Berinjela, quem gosta?

Beijo e até lá, Virginia

0 comentários:

Postar um comentário

Passagem Gastronômica All rights reserved © Blog Milk - Powered by Blogger