As diferentes faces de Berlim

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Depois de umas boas férias de fim de ano o blog está de volta e cheio de idéias e projetos pra 2015! Aliás, aproveitando que este é o primeiro post do ano queria desejar um Feliz Ano Novo pra todos, cheio de paz, amor, saúde e tudo mais de bom que vocês desejarem pra 2015.

O primeiro post do ano é sobre uma das viagens que mais me surpreendeu em 2014. Berlim e eu começamos com o pé esquerdo, com uma primeira impressão muito ruim da cidade: perdidos no trem, sem encontrar nenhuma informação em inglês (ou alguém que falasse) e em uma parte super feia da cidade. O mau humor só foi crescendo (assim como a fome) e depois de termos chegado no hotel e após um dos melhores hambúrgueres de que tenho recordação comecei a ver a cidade com outros olhos.

É impossível visitar Berlim sem pensar na Guerra e todos os horrores que foram relatados sobre ela. Pensar na perseguição das minorias e nos campos de exterminação cria um nó na garganta quando se chega na cidade. Ao mesmo tempo é interessante ver como existem em diferentes pontos em Berlim informações sobre os acontecimentos da Guerra para relembrar as pessoas dos horríveis fatos do passado numa tentativa de evitar que essa história se repita.

Berlim é uma mistura de tantas períodos, histórias e realidades distintas que é tarefa quase impossível explicar a relação do turista com a cidade. De um lado os vários museus, alguns prédios magníficos com arquitetura mais clássica e a influência da arquitetura germânica. De outro temos muito do que foi deixado pela Guerra e a divisão da cidade em diferentes zonas de influência. E a mistura não para por aí.

Uma das coisas que mais me chamou a atenção em Berlim foram os inúmeros grafites espalhados pela cidade. Alguns são verdadeiras obras de arte (outros apenas depredação do patrimônio público) e muitos transmitem as aflições, paixões e descontentamentos dos habitantes da cidade. Existem várias empresas que oferecem tour pelos pontos mais grafitados de Berlim, explicando um pouco mais sobre esse estilo de arte (é só digitar Berlin Graffiti Tours que aparecem diversas opções). Esse primeiro post sobre Berlim vai ser recheado de fotos de grafites que encontrei pela cidade. Em seguida posto as dicas dos passeios e atrações inúmeras que existem por lá!

Grafites em Berlim, Alemanha
Grafites em Berlim, Alemanha
Grafites em Berlim, Alemanha
Grafites em Berlim, Alemanha
Grafites em Berlim, Alemanha
Grafites em Berlim, Alemanha
Grafites em Berlim, Alemanha
Grafites em Berlim, Alemanha
Grafites em Berlim, Alemanha

0 comentários:

Postar um comentário

Passagem Gastronômica All rights reserved © Blog Milk - Powered by Blogger