Um dos meus países preferidos na Europa é Portugal! As cidades são lindas, a comida é sensacional por um preço justo e as pessoas são simpáticas. Nós conhecemos Lisboa no ano passado e amamos! Por isso, esse ano voltamos à Portugal para conhecer Porto. Em Porto descobrimos que Coimbra era super pertinho e fomos visitar a cidade.
Coimbra é uma cidade pequena e estudantil famosa por abrigar a antiga Universidade de Coimbra. Ela fica a cerca de 1h de trem de Porto e os trens saem com bastante frequência. Mas fique atento pois alguns trens demoram mais que outros para chegar até lá (para ver os horário acesse este site).
Pela cidade ser pequena você consegue visitá-la em meio dia. Nós gostamos de quase todas as atrações que visitamos menos o Jardim Botânico da universidade que não estava bem cuidado. Por sinal é bem tranquilo andar por Coimbra. A principal rua é a Ferreira Borges e andando um pouquinho você já vê a Porta de Barbacã onde pode subir com destino à Universidade passando pela Sé Velha pelo caminho. Para visitar o Mosteiro e o Café de Santa Cruz é só voltar para a Ferreira Borges e continuar andando até o final da rua.
Outra coisa muito gostosa pra se fazer é passear pelas pequenas ruas de Coimbra. Aliás, use sapatos e roupas confortáveis pois a cidade é cheia de ladeiras.
Principais Atrações
Universidade de Coimbra
Definitivamente esta é a principal atração da cidade! A universidade que foi criada em 1290 é uma das mais antigas do mundo e possui prédios espalhados por toda a cidade. É possível visitar os edifícios mais históricos da universidade, sendo necessário apenas agendar horário para entrar na biblioteca Joanina que tem o acesso controlado. Por isso, vale ir direto para a universidade quando chegar à Coimbra para garantir entrada na biblioteca - no dia em que fomos conseguimos ingresso para 2 horas mais tarde.
Não deixe de visitar - principalmente a biblioteca - pois as salas são lindas! Aliás, a universidade oferece algumas visitas guiadas que parecem interessantes. Os horários estão neste link. Ah, vale falar que existe a opção de subir na Torre da Universidade mas li no Telegraph que não vale muito a pena.
Mosteiro de Santa Cruz
Essa é a igreja mais linda que visitamos durante essa viagem! Construída em 1131 ela possui belos azulejos azuis pelo seu interior que fazem toda a diferença na decoração da igreja. Existe também a possibilidade de visitar o claustro, mas no dia em que fomos estava fechado.
Sé Velha
A construção desta catedral teve início no século XII com estilo românico. O que mais gostamos nesta igreja foram os lindos quadros espalhados ao longo da nave. É possível visitar o claustro que foi anexado posteriormente à catedral, mas este não é tão impressionante.
Porta da Barbacã
Essa espécie de porta foi construída para reforçar um dos pontos mais vulneráveis da cidade contra invasões. A porta da época manuelina sobreviveu até os dias de hoje.
Onde Comer
Restaurante Zé Manel (dos Ossos)
Quando estava procurando sugestões de restaurantes em Coimbra me deparei com vários bons comentário ao restaurante Zé Manel (dos Ossos), e por isso fizemos questão de visitar. O Zé Manel é um restaurante bem pequeno e simples mas com uma comida muito gostosa. Como são poucas as mesas é sempre bom chegar cedo para evitar espera.
Nós pedimos os tradicionais ossos - que são da coluna do porco e cozidos lentamente - e também a costeleta de porco com arroz e feijão que foi nosso favorito! Tinha um gosto bem caseirinho e delicioso. Como sobremesa pedimos um doce de ovos com amêndoas que se chama vumitada e que era saboroso.
Recomendo esse restaurante para quem estiver em Coimbra!
Endereço: Beco Forno 10
Café Santa Cruz
Este café fica ao lado da igreja e era originalmente um prédio da própria igreja, tendo ao longo dos anos diferentes funções até virar o café que existe hoje. O mais bonito é seu exterior e é bem gostoso tomar um café na parte de fora.



















0 comentários:
Postar um comentário