Uma das receitas que me chamou a atenção no blog Moldando Afeto do Gui Poulain foi a do pão de queijo. É um quitute tipicamente brasileiro e uma das coisas que mais sinto falta morando fora do Brasil. Além de ser delicioso, todo mundo adora pão de queijo e não tem estação nem hora do dia pra comer.
Sei que tem bastante gente que opta pela comodidade de comprar o pão de queijo já congelado no supermercado, mas o feito em casa é bem mais gostoso, além de não possuir conservantes ou mesmo essências como alguns industrializados.
Na receita original o Gui usa apenas polvilho azedo, mas eu gosto da mistura do sabor do polvilho azedo com o doce por isso adaptei para utilizar os dois. Além disso, como é impossível encontrar queijo minas meia cura em Londres optei por utilizar o parmesão.
A receita é fácil e divertida de fazer, e como rende bastante você pode fazer bolinhas e congelar para assar quando for servir.
Ingredientes
500 g de polvilho doce
500 g de polvilho azedo
250 ml de água
250 ml de óleo
250 ml de leite
1 colher de sopa de sal
500 g de queijo parmesão ralado ou 600 g de queijo minas meia cura
6 ovos
Preparo
1. Em um recipiente grande peneire os dois tipos de polvilho. Em seguida, despeje a água, que deve estar à temperatura ambiente, e sove a massa para desmanchar os blocos de polvilho que se formaram. Faça isso por alguns minutos, até que os blocos médios e grandes tenham se desmanchados. Não se preocupe em desmanchar todos, pois a mistura fica um pouco empelotadinha mesmo.
2. Leve uma panela ao fogo com o óleo e o leite até que ferva. Quando ferver desligue e despeje na vasilha com o polvilho. Mexa com uma colher para incorporar os ingredientes, e assim que estiver em uma temperatura suportável mexa com as mãos. Acrescente o sal e sove até que os líquidos e secos estejam bem misturados.
3. Agora comece a adicionar os ovos um a um, incorporando muito bem cada um antes de colocar outro. A massa tem uma consistência bem pegajosa. Se você achar que a massa está muito líquida use entre 4 ou 5 ovo, se achar que ela está muito seca coloque um pouquinho de leite. Se possível utilize ovos de galinha caipira, pois o pão de queijo fica com uma cor bem amarelinha e bonita.
4. Quando a massa estiver bem incorporada junte o queijo ralado e misture bem para distribuí-lo.
5. Coloque óleo nas mãos e faça bolinhas do tamanho que desejar. Eu utilizei um boleador de sorvete para fazer as bolinhas porque é bem mais rápido, untando com um pouco de óleo com frequência para que não grudasse.
6. Quem quiser congelar os pães de queijo é só coloca-los em uma assadeira e levar ao congelador. Assim que estiverem congelados, retire da forma e coloque num saquinho.
7. Leve ao forno à 180C até que os pães de queijos fiquem bem moreninhos, e aí é só servir!






0 comentários:
Postar um comentário