Em uma das minhas últimas aulas na Le Cordon Bleu, aprendi esta receita de confit de tomate, que nada mais é do que uma versão mais leve e mais rápida do tomate seco. Particularmente, gostei muito mais do confit de tomate do que o tomate seco, pelo sabor ser bem mais sutil e mesmo assim muito saboroso.
Você pode usar o confit de tomate em qualquer receita que usaria o tomate seco. Uma sugestão bem gostosa é servir o confit de tomate com burrata ou mussarela de búfala, podendo até colocar alguns pedaços de tomate cru, o que dá um contraste interessante e bem gostoso.
Não existem quantidades determinadas dos ingredientes, pois isso varia de acordo com o gosto de cada um. Quem gosta de alho coloca mais, quem não gosta muito de tomilho pode colocar menos e assim por diante.
Ingredientes
Tomate do tipo Italiano
Azeite de Oliva
Alho
Tomilho
Sal e Pimenta-do-Reino
Preparo
1. Retire a pele do tomate italiano. Ensinei uma técnica bem simples neste link. Em seguida divida o tomate em 4 partes e corte a parte da polpa para excluir as sementes e deixar o tomate mais achatado.
2. Esprema o alho e corte os ramos de tomilho com os cabinhos mesmo. Coloque em uma vasilha juntamente com o azeite, o sal e a pimenta. Para quem ficar com medo da quantidade de alho, sugiro colocar cerca de 1 dente de alho espremido para cerca de 4 tomates, pois assim não fica muito forte nem muito fraco. Jogue os tomates nessa mistura e mexa até que todos fiquem envoltos com azeite.
3. Coloque uma folha de papel manteiga em uma forma e passe um pouco da mistura do azeite em cima do papel para evitar que eles grudem na folha durante o cozimento. Disponha os pedaços de tomate em cima do papel manteiga tomando o cuidado para que eles não fiquem sobrepostos e para finalizar coloque um pouquinho de sal mais grosso ou em flocos no topo para ter uma textura diferente, mas essa parte é opcional.
4. Leve a forma ao forno preaquecido à 100C por cerca de 1h30 ou até que eles estejam bem enrugados e começando a secar.








0 comentários:
Postar um comentário