O que fazer em Toledo, Espanha

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Toledo foi uma das cidades mais importantes da Espanha até o século 16, quando o rei decidiu que Madrid seria a capital do país. Por sua importância, diversos povos passaram pela cidade, com destaque para os muçulmanos que ficaram por cerca de 400 anos em Toledo, influenciando a arquitetura e o modo de vida local. A cidade é linda e vale a pena conhecer quando estiver em Madrid, pois fica apenas a 50 km de distância.

Nós visitamos Toledo no caminho entre Madrid e Córdoba. A cidade é pequena e por isso é possível conhecê-la em cerca de 4 horas. É mais fácil estacionar o carro fora da parte murada, onde existem algumas opções de estacionamento. Após parar o carro procure o acesso da escada rolante para acessar a parte antiga da cidade, que fica numa parte bem alta.

O que recomendo bastante é fazer a visita da cidade acompanhada de um guia, pra saber mais sobre a história da cidade e seus pontos turísticos. O guia que utilizamos foi ótimo, e para quem quiser agendar uma visita seu nome é Adolfo e o contato é Adolfo.ferrero@toledodelamano.com 

Outra coisa bem interessante para quem gosta de história, é ler sobre a rainha Isabel e o rei Fernando, que tiveram grande influência nos acontecimentos e na história da cidade.

O que visitar em Toledo

Catedral de Toledo

A atração mais importante de Toledo é sua Catedral, construída no mesmo local onde no passado havia uma mesquita e anteriormente um templo romano e visigodo. A construção levou cerca de 300 anos, tendo sido encerrada por volta de 1493, considerada uma das maiores catedrais do mundo. Seu estilo é gótico e foi inspirada na Catedral de Notre Dame de Paris.

Catedral de Toledo, Espanha
Catedral de Toledo, Espanha
Catedral de Toledo, Espanha
Catedral de Toledo, Espanha

Quando passear pela Catedral não deixe de reparar em alguns simbolismos muito interessantes como por exemplo, os chapéus vermelhos pendurados no teto, que indicam o local onde alguns cardiais estão enterrados na igreja. Ou a bela janela redonda na parte de trás do altar, feita no século 18, que permite a entrada de luz que passa por uma outra janela atravessando a catedral e chegando ao altar onde está o corpo de Cristo, onde a luz simboliza Deus. A primeira janela por onde a luz entra está decorada com motivos do antigo testamento, enquanto que a segunda por onde a luz se propaga está decorada com motivos do novo testamento. O sol apenas atravessa as duas janelas uma vez ao ano, no dia 21 de junho.

Outro aspecto muito interessante é a decoração da Sala Capitular, construída no estilo muçulmano, demonstrando a influência muçulmana na cultura de Toledo.

Catedral de Toledo, Espanha
Catedral de Toledo, Espanha
Catedral de Toledo, Espanha

Igreja de São Tomé

Esta igreja é conhecida por abrigar uma famosa obra do pintor El Greco, o quadro “O Enterro do Conde de Orgaz”. O quadro foi encomendado pelo paroco de São Tomé como homenagem a Gonzalo Ruiz de Toledo (o senhor Orgaz), que faleceu em 1823 e era uma figura importante na cidade por suas obras de caridade e religiosidade. O quadro representa Santo Agostinho e Santo Estevão no enterro do senhor Orgaz, e supostamente estes o conduziram pessoalmente ao céu.

Bairro Judeu

Toledo também teve uma grande influência judaica até o século 14. No entanto, com a inquisição espanhola, as sinagogas foram destruídas e os judeus expulsos da cidade.

Hoje é possível visitar duas sinagogas em Toledo, a Sinagoga del Transito e a Sinagoga Santa Maria la Blanca. Ambas são bem interessantes para se visitar.

Bairro Judeu, Toledo, Espanha
Sinagoga del Transito, Toledo, Espanha
Sinagoga Santa Maria la Blanca, Toledo, Espanha
Sinagoga Santa Maria la Blanca, Toledo, Espanha

Monasterio de San Juan de los Reyes

Este monastério, onde atualmente vivem franciscanos, foi feito a pedido da Rainha Isabel em agradecimento à sua vitória na Batalha de Castella, que garantia sua coroa. O intuito era criar um panteão católico para enterrar os reis. 

Em 1812 o Monastério foi incendiado, e o que vemos hoje é apenas 20% do que já existiu no passado. O mais interessante da visita a este monastério é o teto localizado no andar superior, que possui vários simbolismos representando a união dos reinos da Espanha na época dos reis Isabel e Fernando.

Monasterio de San Juan de los Reyes, Toledo, Espanha
Monasterio de San Juan de los Reyes, Toledo, Espanha
Monasterio de San Juan de los Reyes, Toledo, Espanha
Monasterio de San Juan de los Reyes, Toledo, Espanha

Outras opções de passeio

Visitamos os principais atrações de Toledo, mas para quem for passar mais tempo na cidade e quiser fazer mais passeios, seguem algumas sugestões:

1. Iglesia de San Ildefonso (Jesuitas) – O ponto alto desta igreja é a torre de onde se tem uma bela vista da cidade. Seu interior também é bem bonito, com características do estilo barroco. 

2. Iglesia del Cristo de la Luz – Esta igreja era a antiga Mesquita de Bab Al Mardum construída por volta do ano 999, a mais conservada das mesquitas existentes na cidade.

3. Alcazar de Toledo – Palácio fortificado, situado na parte mais alta da cidade, já foi utilizado como prisão, ponto de defesa e residência real. Desde 2010, o prédio abriga o museu do exército.

Marzipã em Toledo

Toledo é famosa pelos Marzipãs que produz. Duas lojas são famosas pelos docinhos, e ficam uma em frente à outra. A Santo Tomé e o El Café de las Monjas. As duas são ótimas, e vendem produtos bem parecidos.

Santo Tomé Confeitaria, Toledo, Espanha
Santo Tomé Confeitaria, Toledo, Espanha
El Café de las Monjas, Toledo, Espanha

0 comentários:

Postar um comentário

Passagem Gastronômica All rights reserved © Blog Milk - Powered by Blogger