Macarrão com Molho de Cogumelos ao Vinho

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Passagem Gastronômica - Macarrão com Molho de Cogumelos ao Vinho

Já comentei aqui no blog que meus pratos favoritos são ensopados. Adoro a idéia de jogar vários ingredientes em uma panela e deixar cozinhando lentamente até que todos os sabores se misturem e os ingredientes fiquem super macios. O primeiro ensopado que fiz na minha vida foi o Beef Bourguignon, inspirado na receita de Julia Child.

Na última semana estava folheando um dos meus livros preferidos o The Smitten Kitchen Cookbook, e me deparei com esta receita de Mushroom Bourguignon, que leva cogumelos ao invés de carne. Diferentemente da receita tradicional do Beef Bourguignon, esta receita é bem mais rápida e fácil de fazer. Ao final o prato é uma espécie de macarrão com molho de cogumelos ao vinho que é delicioso!

Na receita original a Deb utiliza, além dos cogumelos, cébola pérola (aquela menorzinha), preparando-a da mesma forma que prepara os cogumelos. Acabei optando por deixar esta cebola de fora, mas mesmo assim ficou divino! Esta receita rende para 2 pessoas, e é possível fazer com um dia de antecedência, apenas esquentando os cogumelos e cozinhando o macarrão na hora de servir.

Ingredientes

2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de manteiga
500 g de cogumelos entre Portobello e Castanho
1 cenoura em cubinhos
1 cebola pequena picadinha
1 colher de sopa de tomilho fresco
1 dente de alho picadinho
140 ml de vinho tinto
1 colher de sopa de extrato de tomate
250 ml de caldo de carne, frango ou legumes
1 colher de sopa de maisena
150 g de macarrão de sua preferência (usei Egg Noodles)
sal e pimenta-do-reino a gosto
algumas folhas de salsinha (opcional)
rapas de limão siciliano (opcional)
sour cream (opcional)

Preparo

1. Corte os cogumelos Portobello em tiras de 0.5 cm e o castanho em 4 partes. Em seguida, leve ao fogo alto uma frigideira ou uma caçarola com 1 colher de sopa azeite e 1 colher de manteiga. Quando esquentar adicione os cogumelos e deixe por cerca de 3 minutos mexendo constantemente. Os cogumelos não devem soltar água, esta etapa é apenas para selá-los. Retire da panela e reserve.

2. Utilizando a mesma panela mas em fogo médio adicione 1 colher de sopa de azeite, o tomilho, a cebola, a cenoura e algumas pitadas de sal e pimenta. Refogue até que a cebola comece a dourar, adicione o alho e cozinhe por mais 1 minuto.

3. Despeje o vinho na panela e esfregue o fundo com uma colher de pau para soltar os ingredientes que por ventura grudaram no fundo. Espere reduzir pela metade e adicione o extrato de tomate e o caldo. Mexa e em seguida retorne os cogumelos para a panela com qualquer líquido que tenham soltado. Quando ferver diminua o fogo para que a mistura borbulhe bem lentamente por cerca de 15 minutos ou até que os cogumelos estejam macios (mas ainda com um pouquinho de resistência).

4. Enquanto espera o cogumelo cozinhar, aproveite para ferver água para cozinhar o macarrão. Aliás, vale falar que a quantidade de macarrão varia de pessoa para pessoa.

5. Dissolva a maisena em um pouco de água e coloque na panela. O molho deverá engrossar até ficar em uma consistência mais cremosa. Se achar que ele está muito ralo, adicione um pouco mais de maisena dissolvida em água até obter a consistência desejada (adicione aos poucos para que não engrosse demais). Aproveite para checar o sal e a pimenta. Quando chegar no ponto que você gostar coloque 1 colher de manteiga e quando derreter desligue o fogo.

6. Cozinhe o macarrão em água fervente com sal e quando estiver al dente escorra. Coloque em um prato e por cima adicione a mistura dos cogumelos. Para servir eu uso uma colher de sour cream com salsinha picada e raspas de limão.

Passagem Gastronômica - Macarrão com Molho de Cogumelos ao Vinho
Passagem Gastronômica - Macarrão com Molho de Cogumelos ao Vinho
Passagem Gastronômica - Macarrão com Molho de Cogumelos ao Vinho

0 comentários:

Postar um comentário

Passagem Gastronômica All rights reserved © Blog Milk - Powered by Blogger