
Já faz muito tempo que busco sem sucesso uma receita boa de almôndegas, pois a maioria das almôndegas que preparei acabavam sendo secas e não muito saborosas. Finalmente encontrei uma receita que adorei no livro da Deb Perelman (falei sobre ela aqui). Um toque muito legal dessa versão é que a Deb faz um molho parecido com barbecue que ela espalha sobre as almôndegas antes e depois de ir ao forno. Outra vantagem é que essas almôndegas acabam sendo mais molhadinhas, pois elas são moldadas em tamanhos maiores.
Essa receita leva carne moída, mas a maioria dos restaurantes que servem ótimas almôndegas utilizam carne de vitela, então para quem encontrar vale substituir. Dos ingredientes originais, a única alteração que fiz foi diminuir a quantidade de farelo de pão, mas na próxima gostaria de tentar tirar totalmente o farelo porque ele acaba ressecando um pouquinho a almôndega.
Ingredientes (serve de 4 à 6 pessoas)
1 fatia de pão de forma
1 cebola média
2 dentes de alho
1 talo de salsão
1 cenoura média
900 g de carne moída
1 colher de sopa de extrato de tomate
1 colher de chá de paprica defumada
1 colher de chá de mostarda Dijon
2 colheres de sopa de molho inglês
1/2 xícara (120 ml) de leite
salsinha picada
2 ovos
azeite
sal e pimenta-do-reino
Para o molho:
4 colheres de chá de óleo
4 colheres de sopa de extrato de tomate
2 colheres de sopa de vinagre branco
2 colheres de chá de mel
2 colheres de chá de molho inglês
1 colher de sopa de mostarda Dijon
1/4 de colher de chá de sal
Preparo
1. Comece com o molho misturando todos os ingredientes em uma panela e levando ao fogo. Deixe ferver levemente mexendo com um batedor de arame constantemente por cerca de 2 minutos ou até engrossar. Desligue e reserve.
2. Enquanto isso corte a casca do pão e bata em um processador até obter farelo de pão. Retire e coloque em uma vasilha. Em seguida, coloque a cenoura, o salsão, o alho e a cebola no processador e bata até que eles fiquem bem pequenos (se não tiver processador é só cortar em cubos pequenos com a faca).
3. Aqueça uma panela no fogo e coloque um pouco de azeite. Refogue os vegetais até que eles comecem a ficar dourados mexendo com frequência e aproveite para temperar com sal e pimenta. Adicione à vasilha com o farelo de pão.
4. Adicione o restante dos ingredientes à vasilha e misture bem. Tempere com sal (cerca de 1 colher de chá) e pimenta do reino - se quiser experimentar o sal é só fritar um pouquinho da mistura em uma panela e provar. Passe a mão na água para que as almôndegas não grudem tanto e faça bolas de cerca de 115 g cada.
5. Coloque as almôndegas espaçadas em uma forma untada com um pouco de óleo e passe cerca de 1 colher de chá do molho feito na etapa 1 por cima de cada almôndega. Asse em um forno preaquecido à 180C por cerca de 20 minutos. Para ter certeza que estão assadas, vale abrir uma ao meio para confirmar se ela está cozida por dentro (se você tiver um termômetro para comida insira no centro da almôndega e ele deve ler cerca de 71C).








0 comentários:
Postar um comentário