Para encerrar os posts sobre o Ottolenghi - um dos autores que inspiram minha cozinha - vou passar pra vocês a receita da salada de aspargos com abobrinhas e tomates assados. Essa salada é super gostosa e ela é bem completa, por isso dá pra comê-la sozinha em um jantar quanto você está evitando carne ou mesmo carboidratos.
A única substituição à receita original que eu faria é trocar o queijo haloumi, que parece bastante com o queijo coalho, por um queijo mais leve e menos salgado. Eu amo mussarela de búfala e acho que ficaria bem gostosa nessa salada.
O Ottolenghi sugere um molho para essa salada de manjericão. Eu tentei fazer aqui em casa mas o meu processador se recusou a bater uma quantidade tão pequena de ingredientes, e por isso acabei optando por um molho de vinagre balsâmico, limão e azeite. De qualquer forma, vou colocar a receita do molho de manjericão aqui no blog pra quem quiser testar em casa.
Ingredientes (serve de 4-6 pessoas)
350g de tomate cereja
24 aspargos
2 abobrinhas
200g de queijo coalho fatiado ou outro queijo de sua preferência
25g de rúcula
sal e pimenta a gosto
azeite de oliva
Para o molho de manjericão:
75ml de azeite de oliva
1 dente de alho picado
25g de folhas de manjericão
sal e pimenta a gosto
Preparo
1. Aqueça o forno à 170C. Enquanto isso corte os tomates ao meio e misture com cerca de 3 colheres de azeite de oliva e tempere com sal e pimenta. Espalhe os tomates em uma forma com papel manteiga com a parte cortada para cima. Asse no forno por cerca de 50 minutos ou até que eles comecem a secar. Se gostar do tomate mais seco é só deixar mais tempo até ficar do jeito que você prefere. Quando estiver pronto retire do forno e deixe esfriar.
2. Corte a parte esbranquiçada e dura dos aspargos e jogue fora. Cozinhe a parte restante em água fervendo com sal por cerca de 4 minutos ou até que eles estejam macios mas com um pouquinho de resistência. Escorra e passe em água gelada para que ele não cozinhe mais. Seque e tempere com cerca de 1 colher de azeite, sal e pimenta.
3. Corte a abobrinha em fatias finas usando um fatiador ou descascador de legumes. Tempere com cerca de 1 colher de azeite, sal e pimenta.
4. Esquente uma grelha ou uma frigideira - a grelha fica mais interessante pois deixa os legumes marcados - em fogo alto. Grelhe os aspargos e a abobrinha e em seguida reserve. Na mesma frigideira ou grelha coloque um pouco de azeite para grelhar o queijo coalho. Quando ele começar a corar retire e ponha em um papel toalha para absorver o excesso de óleo.
5. Para quem quiser fazer o molho de manjericão é só bater em um processador todos os ingredientes até obter uma consistência lisa.
6. Coloque as fatias de abobrinha, os aspargos e a rúcula em uma vasilha e adicione o molho de manjericão - ou outro de sua preferência - e misture até que todos os ingredientes fiquem bem temperados. Em seguida monte a salada em um prato utilizando todos os componentes organizando de uma certa forma para que todos fiquem bem distribuídos e visíveis.





0 comentários:
Postar um comentário