Se tem uma coisa que nós amamos em casa é molho de tomate. Toda vez que escuto alguém falar sobre molho de tomate vou logo pedindo a receita pra testar em casa, já perguntei até para as avós de alguns amigos italianos para ver se existe um segredo para o molho ficar ainda mais gostoso.
Quando estou com pressa costumo fazer um molho de tomate express que é bem gostoso e que ensinei neste post, mas nada se compara ao molho de tomate que cozinha lentamente por horas que tem outra dimensão de sabor.
Pra falar a verdade não tenho uma receita muito fixa para este molho de tomate porque cada vez faço de um jeito diferente, adaptando pro que estou com vontade de testar naquela dia. Por isso, essa receita é mais um guia e super apropriada pra brincar com os ingredientes que você mais gosta. Ah, esse molho de tomate congela super bem e por isso eu costumo dobrar ou triplicar a quantidade dos ingredientes pra dividir em potinhos e ter sempre à mão.
Ingredientes
1 xícara de chá de cenoura picada
3/4 de xícara de chá de salsão picado
1 cebola grande picada
3 dentes de alho picados
2 latas de tomate pelado
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de extrato de tomate
1 cubo de caldo de carne
1 colher de sopa de açúcar
azeite
sal e pimenta-do-reino
folhas de manjericão
Preparo
1. Uma substituição que é interessante é trocar os tomates pelados enlatados por tomates frescos, principalmente se for verão quando os tomates são bem mais saborosos (pelo menos aqui na Europa). Pra quem for utilizar o tomate lembre-se de tirar a casca antes de colocar na panela - fiz um post com uma dica fácil pra tirar a pele do tomate aqui.
2. Quando for cortar os legumes não precisa se preocupar em cortar muito pequeno, pois no final o molho é batido no liquidificador.
3. Em uma panela em fogo médio, de preferência de fundo grosso, coloque azeite. Quando esquentar adicione a cebola e quando ela estiver começando a amolecer coloque o alho, a cenoura e o salsão. Refogue bem e em seguida adicione a canela, o extrato de tomate e qualquer erva que queira adicionar ao molho. Mexa por um minuto e coloque os tomates pelados, sal, pimenta, açúcar e o cubo de caldo de carne.
4. Adicione bastante água na panela - cerca de 2 a 3 dedos. Deixe o fogo baixo e vá mexendo de vez em quando. Quando o molho começar a engrossar coloque mais água. Deixe cozinhar por 1h30 colocando mais água quando necessário durante esse tempo. Se quiser pode deixar por mais tempo sempre no fogo bem baixinho. Após transcorrido 1h30 não adicione mais água e deixe o molho engrossar um pouco. Desligue o fogo e retire os raminhos de eventuais temperos que você tenha colocado.
5. Ajuste o sal e a pimenta, bem como adicione mais açúcar para corrigir a acidez. Coloque o molho dentro do liquidificador e bata com umas folinhas de manjericão até obter uma consistência lisa. Coloque em potinhos para congelar ou sirva imediatamente como molho para massa ou da forma que desejar.




0 comentários:
Postar um comentário