Sugestão de restaurante em Londres: Chiltern Firehouse

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Nuno Mendes tem sido um dos meus chefs favoritos desde que visitei seu restaurante, o Viajante (contei sobre ele neste post). Além da comida inventiva e memorável, admiro muito a personalidade do chef, que em ambas as vezes que o encontrei foi muito educado e atencioso conosco.

Uma das grandes notícias do cenário gastronômico de Londres nos últimos meses foi a saída do Nuno Mendez do Viajante - o que levou ao seu fechamento - para ser chef do Chiltern Firehouse no novo hotel de mesmo nome em Marylebone.

O cenário do Chiltern Firehouse destoa bastante do Viajante. Tanto pela vizinhança mais posh onde está localizado quanto pela decoração do lugar. O Viajante tinha uma atmosfera mais intimista - também justificada pelo número reduzido de mesas - e aconchegante, onde as pessoas pareciam estar lá muito mais pela experiência gastronômica do que pela ambiente. Já o Chiltern Firehouse me pareceu o tipo de restaurante para ver e ser visto.

Restaurante Chiltern Firehouse, Londres, Inglaterra
Restaurante Chiltern Firehouse, Londres, Inglaterra
Restaurante Chiltern Firehouse, Londres, Inglaterra
Restaurante Chiltern Firehouse, Londres, Inglaterra

Não é tarefa fácil conseguir reserva no Chiltern Firehouse, que em geral leva alguns meses. Por sinal, para quem gosta de ver os chefs em ação sugiro pedir assentos no balcão, onde você pode acompanhar pela cozinha aberta Nuno Mendes e seu time trabalhando nos pedidos da noite.

Uma das coisas que mais me incomodou no restaurante foi a avidez do garçom em retirar o nosso pedido. Mal nos sentamos e ele já queria tirar o pedido dos drinks, voltando 2 minutos depois com a mesma pergunta. Apesar deste detalhe um tanto irritante, tanto o mesmo garçom quanto as demais pessoas que nos atenderam no restaurante foram muito atenciosos e bem humoradas. Além disso, nossos pedidos vieram rapidamente, quentes e perfeitos.

Como no Viajante, a comida do Chiltern Firehouse é surpreendente. Tudo é executado de maneira perfeita, e a combinação de sabores proposta pelo Nuno é bem interessante. Mesmo com uma proposta bem diferente no cardápio do Chiltern, as peculiaridades que fazem do Nuno o ótimo chef que é são bem reconhecíveis.

Cornbread com Manteiga de Maple, Restaurante Chiltern Firehouse
Ovo Poche com Batatas, Restaurante Chiltern Firehouse
Steak Tartare, Restaurante Chiltern Firehouse
Porco assado com Alho, Restaurante Chiltern Firehouse
Cordeiro com Rabanete e Coalhada de Leite de Cabra, Restaurante Chiltern Firehouse
Purê de Batata Doce, Restaurante Chiltern Firehouse
Sundae de Morango, Restaurante Chiltern Firehouse
Bolo de Cenoura, Restaurante Chiltern Firehouse

As entradas foram nossos favoritos do jantar. O cornbread (um tipo de pão de milho) com manteiga de maple é uma das melhores coisas que comi na última década. Os pequenos pães quentinhos são muito saborosos e é difícil não pedir mais.

Nós optamos por duas entradas, o ovo poche com batatas e o steak tartare, sendo o último nosso segundo prato favorito da noite. A carne era cortada em pequenos cubos que pareciam ter sido levemente selados, a gema adicionava cremosidade ao prato - sem aquele gosto forte de ovo -  e os complementos adicionavam acidez e textura. O ovo poche também estava gostoso, mas a clara estava muito mole - era difícil inclusive pegá-la com o garfo.

Como prato principal pedimos o porco assado com alho e o cordeiro com rabanete e coalhada de leite de cabra. Ambas as carnes estavam muito saborosas - sendo nossa favorita o porco. Os demais elementos dos pratos eram bem interessantes e criativos, e complementavam muito bem as carnes. Como acompanhamento pedimos o brócoli com pistache que estava bem gostoso, e o purê de batata doce que estava um pouco enjoativo.

Como sobremesa pedimos o sundae de morango com sorvete de leite e o bolo de cenoura com sorvete de raiz-forte. O sundae servido não era exatamente o que tinha em mente, mas o sorvete de leite era muito gostoso. Já o bolo de cenoura era uma mistura de grãos com algumas especiarias que não nos agradou muito.

Como era também no Viajante, o ponto alto da refeição no Chiltern foram os pães e as entradas que são umas das melhores que já comemos. Mas o restante da refeição foi muito agradável e com certeza voltaríamos no Chiltern Firehouse.

Gostamos: O cornbread e o steak tartare são inexplicavelmente saborosos. Se pudesse voltaria no dia seguinte para comer novamente.

Não Gostamos: As sobremesas deixaram a desejar.

Veredicto: Uma excelente experiência gastronômica em Londres e que com certeza vale a pena experimentar.

Endereço: 1 Chiltern Street
Site: www.chilternfirehouse.com
Tel: 020 7073 7676

0 comentários:

Postar um comentário

Passagem Gastronômica All rights reserved © Blog Milk - Powered by Blogger