Receita de Brigadeirão

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Receita de Brigadeirão

Ontem coloquei algumas fotos no instagram (@passagemgastronomica) de um brigadeirão que fiz para receber uns amigos em casa e foi muito comentado.

Esse brigadeirão é uma receita que a minha vó sempre faz e é sucesso garantido na mesa de almoço. A textura é bem cremosa e ao mesmo tempo a consistência é firme como a de um pudim. É uma sobremesa de chocolate que não é muito doce e por isso não é pesada e nem enjoativa. O brigadeirão costuma ficar melhor no dia seguinte, pois assim ele tem tempo pra ficar bem geladinho e um pouquinho mais firme. Por isso, se tiver tempo faça à noite e sirva no dia seguinte. 

A minha avó costuma servir o brigadeirão com uma caldinha bem simples de chocolate, mas eu acabei servindo puro e ficou bem gostoso. Algumas pessoas sugeriram servir com creme de baunilha ou chantilly. Qual o acompanhamento preferido de vocês?

Ingredientes
3 ovos
1 lata de leite condensado
1 lata de leite integral (utilize como medida a lata de leite condensado)
1 lata de creme de leite sem soro*
1 xícara de chá quase cheia de chocolate do padre ou cacau em pó*
1 colher de sopa de manteiga

* Obs: 1. Para quem mora em Londres pode utilizar 3 latas (170g cada) de Extra Thick Cream da Nestlé (Carnation) sem o soro. 2. Se utilizar cacau em pó com uma concentração maior de cacau pode utilizar cerca de 3/4 de xícara de chá.

Preparo

1. Bata todos os ingredientes no liquidificador - a mistura fica bem líquida - e coloque em uma forma com furo no meio untada com manteiga (a forma de pudim funciona muito bem nessa receita). Como a minha forma é cheia de detalhes ela costuma grudar com mais frequência, por isso untei duas vezes. Passei uma camada de manteiga na forma, levei à geladeira e deixei por alguns minutos. Quando a manteiga ficou mais firme repeti o processo. 

2. O brigadeirão deverá cozinhar em banho-maria. Para isso utilize uma forma ou mesmo uma panela larga com papel toalha no fundo - para evitar a transmissão de calor direto para a forma - e nela coloque a forma com o brigadeirão. Eu deixo pra colocar a água quando as duas já estão dentro do forno pois acho mais fácil, mas você pode colocar antes de levar pro forno também. A água do banho-maria deve estar quente e deve atingir a 1/2 ou 2/3 da altura da forma com o brigadeirão.

3. Leve ao forno preaquecido à 180C. Depois de 10 minutos de cozimento ou quando uma casquinha se formou sobre a superfície do brigadeirão, coloque papel alumínio sobre ele apenas para que o topo não fique cozido demais devido à maior exposição ao calor. Cheque de vez em quando e aproveite pra colocar mais água no banho-maria se o nível diminuir.

4. Quando o brigadeirão estiver quase pronto, tire o papel alumínio do topo para que ele fique mais coradinho na parte de cima. O brigadeirão estará pronto quando você tocar o topo e ele estiver relativamente firme, com a consistência de um pudim assado. No meu forno demorou quase 1 hora para ficar pronto. Retire do forno e espere esfriar antes de levar para a geladeira. 

5. Deixe na geladeira até que ele esteja bem gelado, o que levou cerca de 6 horas no meu caso. Mas como mencionei antes, prefiro deixar para servir no dia seguinte, pois assim ele fica mais geladinho e gostoso. Quando for desenformar, passe uma faquinha com cuidado nas laterais e ao redor do furo do centro. Segurando a forma, passe-a sobre a chama de um fogão para esquentar levemente e ajudar a desenformar. Em seguida, coloque o prato em que for servir por cima e segurando ambos vire de uma vez. Se mesmo assim não sair repita o processo para ajudar a desenformar.

6. Sirva puro ou com o acompanhamento que mais gostar!

Receita de Brigadeirão
Receita de Brigadeirão
Receita de Brigadeirão

6 comentários:

  1. Oi! Vc acha que funciona se eu fizer com leite de amêndoas?
    Tks!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tihare fiz uma breve pesquisa na internet e aparentemente não existiria problema em substituir por leite de amêndoas. Só li duas ressalvas que é necessário prestar atenção: 1. Usar o leite de amêndoas talvez altera o tempo de cozimento (ficaria pronto mais rápido); 2. Em caso de pudim talvez seja necessário colocar um pouquinho de maisena para engrossar quando se usa leite de amêndoas. Mas considerando que nesta receita vai leite condensado e ovo - que ajudam a engrossar - a princípio não acho que haveria necessidade de usar maisena. Vale tentar. Aliás, depois você me conta como ficou? Beijos

      Excluir
  2. Gente que escandalo esse pudim. Eu quero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ro, precisamos marcar alguma coisa e eu levo pra você experimentar! É muitooo bom!

      Excluir
  3. Xuxuuu, vou receber uns amigos aqui em casa e vou testar essa receitinha!!! To com medo na hora de desenformar, pq minha forma é tipo a sua!! se for sucesso te mando uma foto ehehehe
    beijosss sds!

    ResponderExcluir
  4. Uhhhhh certeza que vai ser um sucesso! Depois me manda foto sim!!
    Saudades de você!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Passagem Gastronômica All rights reserved © Blog Milk - Powered by Blogger