Uma das coisas que mais gosto de fazer é assistir e ler qualquer assunto relacionado à comida. Eu passo horas todos os dias procurando receitas na internet, assistindo programas de receitas na televisão e lendo livros e revistas que sejam relacionados ao universo culinário. Isso chega a ser um passatempo quase mais prazeroso que cozinhar em si, porque é nesse momento que nasce minha vontade de produzir coisas tão apetitosas como as que vejo.
Por isso, tive vontade de criar uma seção aqui no Passagem Gastronômica pra dividir com vocês um pouco das receitas que me inspiram diariamente na minha cozinha. Minha idéia é escolher todo mês um dos meus autores favoritos e postar duas receitas deste autor, contando um pouco do resultado final e, em alguns casos, dando sugestões para adaptar a receita. Queria ouvir de vocês o que acham desta coluna! Fiquem a vontade para dar sugestões para torná-la ainda mais interessante.
Como autor dessa semana escolhi a Deb Perelman do blog Smitten Kitchen. Depois de ouvir falar muito sobre o livro da Deb, The Smitten Kitchen Cookbook, resolvi comprá-lo muito antes mesmo de entrar no blog dela. Como sou apaixonada por fotos de ingredientes e pratos, fiquei um pouco decepcionada quando o livro chegou, pois as fotos eram simples e o layout não tão visualmente inspirador.
Mas a partir do momento que comecei a ler o livro me apaixonei profundamente pela escrita pessoal e engajante da autora. Ao ler o livro você se transporta para a pequena cozinha em NY, onde a Deb mora e produz os pratos, e se sente uma amiga próxima. O texto é super agradável de ler, honesto e direto. Acabei me identificando com a Deb desde o início, quando ela conta na introdução de uma forma até engraçada que não veio de uma grande linhagem de cozinheiros, não fez gastronomia em uma escola onde os chefs gritavam com ela, e muito menos foi alguém que cozinhava desde os 5 anos de idade. Ela simplesmente ama cozinhar e isso faz com que você sinta que também pode cozinhar tão bem como ela porque partilha desse amor pela cozinha.
As receitas do livro também são bem detalhadas, algumas com fotos de cada passo. Também é bem interessante como ela coloca algumas ressalvas ao final de cada receita, sugerindo alternativas no preparo ou com diferentes métodos se você não possui os eletrodomésticos que ela utilizou na receita ou diferentes ingredientes.
Eu me apaixonei pelo livro e adoro ler os textos das receitas, mesmo quando não estou planejando fazer nenhuma delas. Em seguida posto as duas receitas que fiz da Deb, a salada de abobrinha e o bolo de mel, pra passar pra vocês um pouco mais dessa autora que me inspira e ao mesmo tempo me diverte na cozinha. Mas super recomendo navegar pelo blog da Deb e comprar seu livro.


0 comentários:
Postar um comentário