Vulcão Etna, Sicília

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Vulcão Etna, Sicília, Itália
Um dos últimos passeios que fizemos na Sicília foi o vulcão Etna, um dos mais altos da Europa e que ainda está em constante erupção. O vulcão fica aberto para visita praticamente o ano todo, e no inverno alguns trechos são transformados em pistas de esqui.

O Etna fica próximo à cidade de Catania, a cerca de 45 minutos de carro. A estrada é tranquila e bem conservada, colocando no GPS foi fácil chegar até o vulcão. Outra opção é pegar uma das excursões que saem diariamente de Catania em direção ao Etna. Quando escolher a excursão, recomendamos que escolham o passeio que dure apenas metade do dia. A visita ao vulcão não demora muito, e ouvimos de pessoas que ficaram o dia inteiro por lá que não foi muito entediante passar o dia todo por lá.

Uma outra dica super importante para quem for conhecer o vulcão é se vestir da forma adequada. Por mais que esteja quente durante o dia, vá de calça comprida, leve um casaco (de preferência que proteja de vento), use um calçado fechado que não escorregue e leve óculos para proteger os olhos. Isso porque no topo do vulcão venta absurdamente, faz bastante frio e o terreno é super irregular e cheio de pedrinhas. Melhor prevenir do que passar apuro quando chegar lá. De qualquer forma, se esquecer desta dica, existe uma lojinha por lá que aluga sapatos e casacos, mas nada melhor que usar o nosso né?!

O passeio funciona da seguinte forma. Você chega no pé do vulcão e existe um grande estacionamento para os carros e ônibus (se estiver de carro não se esqueça de pagar o estacionamento na entrada). A partir da base você compra o ingresso do teleférico para subir para o primeiro nível, de onde saem pequenos ônibus que sobem ao último nível que é permitido visitar. Aliás, para os corajosos e esportistas de plantão, é possível subir todos os níveis a pé, da base até topo, mas é um trajeto longo e difícil, principalmente por ser bem íngreme e possuir um terreno instável cheio de pedrinhas, por isso vá apenas se estiver preparado.

Vulcão Etna, Sicília, Itália
Vulcão Etna, Sicília, Itália
Vulcão Etna, Sicília, Itália

Assim que pegamos o ônibus para subir ao último nível ficamos encantados com a paisagem. Completamente diferente de qualquer coisa que já vi na vida. Se tivesse que descrever diria que se parece muito com algumas imagens que vemos de Marte. Mas nada melhor que as fotos pra ver o que esperar.

Chegando no último nível, um dos guias do Etna leva os visitantes para explorar uma pequena região do vulcão (só esclarecendo que os locais visitados não permitem ver lava). É nesse nível que você vai agradecer a todos os santos por ter lembrado de ir com a roupa apropriada. O vento e o terreno dificultam muito o passeio, e mesmo que seja por uma pequena área foi bem difícil caminhar. No entanto, se achar que é muito puxado você pode ficar no ônibus ou numa pequena casinha onde funciona um café ali no topo. O passeio não demora muito, e logo você está de volta ao segundo nível e pode pegar o teleférico para descer até a base.

Nós gostamos muito desse passeio, e recomendamos para as pessoas que estiverem visitando a região. É diferente de qualquer passeio que já fizemos e muito interessante. Para mais informações acesse o site da companhia que administra o teleférico no vulcão.

Vulcão Etna, Sicília, Itália
Vulcão Etna, Sicília, Itália
Vulcão Etna, Sicília, Itália
Vulcão Etna, Sicília, Itália

4 comentários:

  1. Eu já subi o Monte Fuji e é bem parecido rs pq vulcões tem aquela paisagem basáltica, né?

    Kisu!

    ResponderExcluir
  2. Nossa deve ser sensacional subir o Monte Fuji!!!! Quando fui pro Japão não tive tempo de conhecer e senti muita falta de não ter ido até lá. Dizem que é maravilhoso! Espero que consiga voltar ao Japão mais uma vez e subir também!
    = )

    ResponderExcluir
  3. Estamos voltando para a Italia, na primeira semana de Abril, agora para visitar o Vesúvio e o Etna.
    Poderia nos dizer quanto tempo caminhando para subir o Etna???
    um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flavio! Na verdade a subida até o Etna é feita por teleférico e um ônibus. Não tem que caminhar muito não. A única parte mais de caminhada foi no topo - chegamos até lá de ônibus partindo de onde chegamos de teleférico - onde saímos para explorar um pouco o vulcão. Esse passeio é muito legal e nós adoramos!
      = )

      Excluir

Passagem Gastronômica All rights reserved © Blog Milk - Powered by Blogger