Com a correria durante a semana, tento sempre organizar algumas coisas no final de semana para economizar o tempo gasto na cozinha nos dias mais corridos. Uma das coisas que comecei a preparar com antecedência, e que eu acho muito útil, é preparar um pote de alho picado.
Por mais que espremer o alho na hora não seja uma tarefa que por si só toma muito tempo, você sempre gasta alguns minutinhos pra achar o espremedor, tirar a casca do alho, e ainda tem que lavar o espremedor depois (que pode tomar algum tempo se o alho decidir que não quer sair dos buraquinhos). Por isso, já deixo o alho previamente picado.
A quantidade de alho para preparar vai variar muito do quanto você utiliza esse ingrediente na sua casa, e do número de pessoas para quem você cozinha. Eu não gosto de guardar o alho picado por mais de um mês, pois tenho medo de estragar, então aqui em casa normalmente pico cerca de uma cabeça de alho.
Separe a quantidade de alho a ser utilizado, descasque e corte a bundinha (aquela parte marrom na ponta, mais durinha). Em seguida corte o alho ao meio na vertical para retirar o "germe" que fica na região central de cada dente. O "germe", principalmente quando está verde, dificulta a digestão do alho e deixa seu odor mais intento.
Coloque os dentes de alho no processador e adicione um pouquinho de azeite, apenas para ajudar a bater. Bata até a consistência do alho na foto, ou da forma que mais gostar (só não sei qual é a durabilidade do alho na consistência de pasta, pois nunca fiz). Ao invés do processador você pode também utilizar o liquidificador, mas como o cheiro do alho é bem forte tem que caprichar na limpeza do liquidificador depois para não ficar resquício. Por isso, para não ter risco, dê preferência ao processador.
Guarde o alho picado em um recipiente que feche muito bem, para não liberar odor na sua geladeira. Dá pra deixar refrigerado até cerca de um mês, descartando antes se perceber alterações no odor ou na cor.

0 comentários:
Postar um comentário