Uma das cidades charmosas que conhecemos na Sicília foi Noto, que fica a cerca de 40 minutos de Siracusa. A cidade é bem pequena e pode ser vista em apenas uma manhã.
A cidade foi atingida por um forte terremoto em 1693 que destruiu os principais prédios de Noto, que prontamente iniciou a reconstrução uma semana depois. A reconstrução foi muito bem planejada, o que resultou em uma cidade com lindas construções no estilo barroco.
Listei os passeios que fizemos na cidade destacando os que mais nos agradaram, mas para quem quiser mais informações recomendo visitar a página do Telegraph e do Washington Post, que trazem um pouco mais da história de Noto e alguns passeios adicionais.
De qualquer forma, passear pela cidade é muito fácil pois as principais atrações estão a longo da rua principal conhecida como Corso Vittorio Emanuele.
1. Palazzo Nicolaci
Este palácio pertenceu a uma das famílias mais importantes de Noto que acumulou sua fortuna com a venda de atum em torno do século 17. A arquitetura do edifício possui vários elementos simbólicos como as sereias no balcão, representando elementos relacionados ao mar, fonte da riqueza da família Nicolaci, e os leões também no balcão representando a força e a agressividade da família. Aliás, os balcões do palácio são considerados uns dos mais bonitos do mundo.
Com certeza esta foi a atração que mais amamos na cidade e que vale a pena conhecer.
2. Chiesa di Santa Chiara
De todas as igrejas que visitei durante essa viagem pela Itália, com certeza a Santa Chiara foi uma das minhas favoritas. A fachada da igreja é bem simples, mas seu interior é delicado e detalhado.
A igreja foi reconstruída após o terremoto que devastou a cidade, tendo sido planejada pelo arquiteto Rosari Gagliardi. Dedicada à Santa Maria Assunra, a Virgem que sobe aos céus, o interior da igreja é repleto de iconografias representando a ascensão da virgem ao céu.
A igreja é belíssima e com certeza é parada obrigatória na cidade.
3. Chiesa di San Carlo al Corso
Esta igreja pertence ao convento jesuíta de Noto e foi construída em 1730, provavelmente sob projeto elaborado por Rosario Gagliardi. O interior da igreja foi decorado ao estilo barroco, com belas pinturas e detalhes entalhados em madeira e nas paredes.
4. Teatro Comunale Vittorio Emanuele
Construído por volta do século 18 para atender as demandas artísticas da cidade na época, o teatro recebe hoje diversas produções nacionais importante. No teatro é apenas permitida a visita guiada, mas as visitas costumam acontecer com frequência. O teatro é bonito e, considerando que trata-se de uma visita rápida e sua localização central vale a visita.
Para quem quiser informações sobre os eventos no teatro, clique aqui.
5. Basílica di San Nicolò - Cattedrale
A principal igreja da cidade foi construída em 1776, mas desabou em 1996 tendo sido reaberta em 2007 após extensa reconstrução. A catedral foi feita em homenagem ao São Nicolau, bispo de Mira. Este santo possuía a reputação de presentear secretamente seus fiéis, colocando moeda em seus sapatos. Sua imagem foi posteriormente transformada e relacionada à figura do Papai Noel.
6. Palazzo Ducezio
Este prédio construído por volta do ano 1746 fica em frente à Catedral da cidade, e hoje abriga a Câmara Municipal de Noto. Uma das únicas salas que é possível visitar neste palácio é a Sala dos Espelhos. Apesar de possuir uma bela arquitetura, a sala é bem pequena e não possui nenhum grande atrativo. Por isso, não recomendo para quem estiver visitando Noto.













Oi Patricia e alexandre,
ResponderExcluirdescobri agora o blog de vcs e estou me deliciando... as fotos sao espetaculares!!! Parabens! Sou jornalista, moro em Firenze e tb escrevo. Gostaria de convida-los a conhecer o Grazie a te.Espero q curtam. Abs,Denya
Oi Denya,
ResponderExcluirFico super feliz com os elogios. Obrigada!!
Nossa Firenze deve ser uma delícia pra morar! Fui 2 vezes praí e me encantei muito!
Entrei no blog e adorei!! Parabéns pelo trabalho!
Beijos
Oi Paty, que lugar lindo! Adorei as imagens! Super lindas!
ResponderExcluirKisu!