Foi no filme Julie & Julia que conheci Julia Child. Fiquei encantada com o personagem interpretado por Meryl Streep e tratei de pesquisar mais sobre este grande ícone da gastronomia americana. Assisti alguns programas culinários da Julia, e o que mais me fascinou foi o fato dela mostrar não apenas os acertos, mas também os erros que acontecem na cozinha.
A maioria das receitas da Julia Child são bem trabalhosas e, em geral, super calóricas. Mas ao mesmo tempo são possíveis de serem feitas por pessoas sem muita experiência na cozinha (desde que tenham paciência para executar as várias etapas requeridas), e são acima de tudo deliciosas.
Minha receita favorita do livro Mastering the Art of French Coooking é o Boeuf Bourguignon. O prato é muito saboroso e o custo baixo pelo fato de não usar carnes nobres. É uma ótima sugestão quando você tem convidados em casa, acompanhado de batatas assadas ou arroz. A quantidade de ingredientes abaixo é suficiente para servir 4 pessoas.
Ingredientes
150 g de bacon
1 kg de músculo bovino (ou alcatra ou coxão mole) em cubos de cerca de 5 cm
1 cenoura cortada em cubos
1 cebola picada
1 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de pimenta
2 colheres de sopa de farinha de trigo
3 xícaras de vinho tinto seco
3 xícaras de caldo de carne
1 colher de sopa de extrato de tomate
2 dentes de alho sem casca e amassados
2 ramos de tomilho
1 folha de louro
azeite
Preparo
Preaqueça o forno a cerca de 230C.
Corte o bacon em pequenos pedaços. Ferva em uma panela com água por cerca de 10 minutos, retire, escorra a água e reserve. Enquanto isso, com um papel toalha seque os cubos de carne.
Coloque os pedaços de bacon com um pouco de azeite em uma panela grande e fundo grosso (e que possa ir ao forno), e leve ao fogo até que doure. Assim que estiver moreninho retire o bacon e reserve. Se a panela estiver seca acrescente um pouco mais de azeite e espere até ficar bem quente. Doure os cubos de carne na panela aos poucos, evitando colocar muitos cubos de uma vez para não formar água. Vá dourando todos os lados de cada cubo e retirando da panela quando estiverem prontos.
Quando finalizar todos os pedaços de carne, coloque na panela a cenoura e a cebola, e refogue até que a cebola esteja transparente. Adicione à panela o bacon e os cubos de carne reservados, o sal e a pimenta. Mexa bem e em seguida salpique a farinha de trigo sobre os ingredientes. Misture e leve ao forno por 8 minutos, retirando do forno para mexer quando metade do tempo tiver se passado. Retire a panela do forno e abaixe a temperatura para a menor possível (cerca de 160C).
Coloque a panela na chama do fogo e adicione à panela o vinho (usamos Chianti) e o caldo de carne. O líquido tem que ser suficiente para cobrir a carne na panela (se não for suficiente pode completar com água). Acrescente o extrato de tomate, o alho e as ervas. Quando ferver, tampe a panela e leve ao forno. Deixe cozinhar por cerca de 2 à 3 horas, ou até que a carne esteja bem macia, lembrando de mexer ocasionalmente a mistura.
Dependendo do tempo que demorar para a carne amolecer, quando a carne estiver pronta o líquido estará bem reduzido, restando apenas um pouquinho de caldo mais grosso, podendo o prato ser levado diretamente à mesa após ajuste do tempero. Também pode ocorrer de, após o cozimento, ainda restar muito líquido o que exige mais uma etapa. Nesse caso, coe o conteúdo da panela e leve o líquido para o fogo até que fique mais reduzido e um pouco mais espesso (cerca de 2 xícaras de molho). Caso esteja muito espesso coloque um pouco de água para dissolver. Ajuste o tempero e misture o caldo com a carne.



Hmmm me parece muito gostoso!
ResponderExcluirKisu!
Essa receita fica uma delícia!! = )
ResponderExcluir