Passeando por Dublin

quinta-feira, 21 de março de 2013

Eu já havia visitado Dublin há 6 anos mas não me recordava muito da cidade. Desta vez particularmente devo dizer que a cidade não me impressionou muito. Achei Dublin suja (talvez em virtude do feriado de St. Patrick's Day) e não muito bonita se comparada às demais cidades européias que visitamos. 

A cidade é relativamente pequena e não possui muitas atrações turísticas, então acho que 2 dias é tempo mais que suficiente para conhecer bem a cidade. Aliás, no blog E-Dublin você pode encontrar informações sobre as três opções de transporte na cidade, ônibus, Dart e Luas.

Vou fazer o post com as atrações por ordem de preferência! Espero que ajude no roteiro daqueles que planejam visitar a cidade.

1. St. Patrick's Cathedral

Apesar de não ter o glamour da Catedral de Notre Dame em Paris, ou mesmo das igrejas da Itália, acho esta catedral linda!

St. Patrick's Cathedral, Dublin

Diz a história que St. Patrick batizou pessoas que se converteram ao cristianismo no parque que existia ao lado da catedral, e por essa associação com St. Patrick a igreja foi fundada neste local desde o século 15.

Se for visitar a catedral não deixei de reparar nos azulejos lindos no chão da nave da igreja!! Na minha opinião é parada obrigatória em Dublin!

2. Trinity College

Trinity College, Dublin

Este colégio faz parte da Universidade de Dublin, a mais antiga universidade da Irlanda, tendo sido fundada em 1592. Seu campus é bem central e com certeza uma visita interessante.

Além de poder visitar os jardins do campus é possível visitar a antiga biblioteca, a exposição do Book of Kells, entre outros (como a galeria de ciências). A biblioteca existe há 300 anos e é maravilhosa!

Trinity College, Dublin
Trinity College, Dublin

O Book of Kells é o manuscrito mais importante da história da Irlanda datando do ano 800. Ele contém ilustrações detalhadas sobre os quatro evangelhos do Novo Testamento.
Vale muito a pena a visita!

3. Kilmainham Gaol Museum

Este museu foi instalado em um antiga prisão em Dublin, que teve um papel fundamental na história irlandesa, uma vez que os principais lideres das rebeliões irlandesas de 1916 e 1923 foram mantidos presos nela.

Kilmainham Gaol, Dublin

A visita é necessariamente guiada, o que é ótimo pois o guia conta um pouco da história do local. Achei muito interessante, principalmente por aprender um pouco mais sobre a história irlandesa. Só não recomendo para pessoas sensíveis pois o clima é meio pesado.

Ah, tente ir pela parte da manhã pois às vezes no decorrer do dia os tickets se esgotam (deve acontecer mais em alta temporada).

Kilmainham Gaol, Dublin

4. Christ Church Cathedral

Esta catedral foi fundada em 1038, e é reconhecida pelo Vaticano como a catedral oficial de Dublin.

Aparentemente existe a possibilidade de visitar a cripta, que por sinal é a maior de todas as catedrais da Grã-Bretanha e da Irlanda, mas quando fomos nem sabia da cripta então não visitei.

Particularmente se tivesse que escolher entre a St. Patrick's Cathedral e esta, escolheria a St. Patrick's.

Christ Church Cathedral, Dublin

5. O'Connell Street 

É uma das ruas mais emblemáticas de Dublin por ter sido palco de diversos combates durante a luta pela independência irlandesa e a guerra civil. Os principais pontos turísticos da rua são o prédio dos correios, General Post Office, e o mastro de mais de 120 metros de altura, Spire of Dublin.

Como é uma rua central você certamente vai passar por ela e consegue ver rapidinho essas atrações.

6. Temple Bar

É uma área de Dublin com grande concentração de pubs. É a região que fica mais movimentada durante o final de semana de St. Patrick's. É interessante para passar por lá a noite, ou só para andar ou entrar em pub. Mas não se preocupe que não tem nada demais por lá, então se não tiver tempo também não perde muita coisa.

7. Dublin Castle

Coloquei o Dublin Castle mais pro final porque na verdade não estava aberto para visita. Pelo que pesquisei ficará fechado até o verão, então vale confirmar antes de visitar.

Aparentemente é bem interessante! É a principal sede governamental da Irlanda, tendo sido utilizado pelo governo inglês para governar o país até 1922.

8. Guinness Factory

Dessa vez não conseguimos ir na fábrica da Guinness porque estava uma fila imensa. Mas da última vez que fui à Dublin consegui visitá-la, e posso dizer que é um tour bem completo sobre o processo de fabricação da cerveja. É parada obrigatória para os aficionados por Guinness.

0 comentários:

Postar um comentário

Passagem Gastronômica All rights reserved © Blog Milk - Powered by Blogger